Casa Ilhabela

Ilhabela, 2019

Este projeto foi elaborado para uma residência de veraneio localizada em Ilhabela, litoral de São Paulo. Trata-se de um terreno muito especial, localizado de frente para a praia e com vista direta para o mar.

Possui sistema de estrutura mista: um núcleo central de concreto armado aparente é espaço destinado à áreas molhadas (cozinha, área de serviço e banheiros). As salas de estar e jantar, bem como a área dos dormitórios, se localiza em uma estrutura de madeira tratada. A composição desses dois setores (salas e quartos) se apoiam sobre vigas tipo 'I', que, em sequência, estão posicionadas acima de pilaretes de concreto armado moldado in loco.

Em uma planta simétrica, varandas circundam toda a casa - decisão que favorece espaços de convívio e vistas para o mar e para a Mata Atlântica preservada.

A parte térrea da casa recebe dois elementos importantes para sua funcionalidade. De um lado, aquele que é voltado para a floresta e que não possui vista para o mar, uma garagem para automóveis. Do outro, espaço para churrascos, para tomar sol e para o lazer - que inclui um pequeno solário e uma piscina que aproveita algumas pedras existentes no terreno.

A principal inquietação no projeto era: como montar uma casa para o lazer, para o convívio com os amigos? Como desenhar espaços para o 'tempo livre'? A vegetação e a beleza natural do local norteavam a construção de uma casa que pousasse no solo, que fosse leve e que pudesse interferir de maneira menos agressiva no espaço existente. Esta posição de projeto também favoreceu o plano de construção de um 'não paisagismo', ou seja, um paisagismo que mimetiza a flora local - o que dispensa gramados ou áreas ajardinadas.

Equipe: Luiz Gustavo Sobral Fernandes/ (projeto e gerenciamento) e Francesco Gianelli

Imagens: Francesco Gianelli

Madeira: Ita Construtora - Helio

Olga

Publicado

Arch Flow/Espanha

arquitetura meridional

SÃO PAULO

Rua Senador César Lacerda Vergueiro, 415 / 51

Vila Madalena

Brasil

  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram